sábado, 10 de julho de 2010

Uma boa síntese.

Seriam necessárias muitas horas de vídeo para representar toda a riqueza da teoria escrita ao longo de muitos anos por Jean Piaget. São dezenas de conceitos que modificaram radicalmente o nosso olhar para o desenvolvimento cognitivo, desde o nascimento até a idade adulta.
Infelizmente, a popularização da teoria piagetiana, ou da epistemologia genética, como é conhecida, se deu ressaltando apenas uma parte dos seus achados, que foram a sucessão dos estágios do desenvolvimento. Esse "setor" da teoria, denominado de aspectos estruturais, já que os estágios são grandes estrtuturas cognitivas, resultantes da interação do sujeito com o mundo à sua volta, tem sido repensado com as recentes descobertas, principalmente as relativas às competências dos recém nascidos.
Já os chamados as pectos funcionais, que, como o próprio termo indica, referem-se ao funcionamento cognitivo, tem uma menor popularidade, resultando, portanto, numa compreensão parcial, e por vezes equivocada, daquilo que era o verdadeiro objetivo do suíço Jean Piaget: compreender como se dá o conhecimento.
O vídeo postado abaixo traz alguns desses conceitos importantes e seus desdobramentos em outros campos do desenvolvimento cognitivo, como a aquisição da líguagem escrita. Para quem quiser conhecer com mais profundidade os conceitos piagetianos, fundamentais para uma melhor apropriação da idéias construtivistas, o livro ao lado deve ser um companheiro de todas as horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário